terça-feira, 3 de julho de 2012

PLANO DE AULA


                                                        PLANO DE AULA           



COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa

SÉRIE: 3º ano do ensino médio

PROFESSORA: Natália de Vargas



CONTEÚDO: Texto Argumentativo



OBJETIVOS: Analisar e incentivar o aluno com relação à argumentação e exposição de ideias- opiniões sobre o tema: RIO+20.



METODOLOGIA: Aula no laboratório de informática, onde os alunos irão pesquisar em sites do governo sobre a conferência RIO+20, e também em versões on-line de revistas de circulação nacional, para que o aluno perceba o contraste de opiniões. Aula expositiva para melhor compreensão do gênero argumentativo e definição das regras para o debate que ira se realizar.



PROCEDIMENTOS: A atividade será desenvolvida em cinco períodos. Nos dois primeiros períodos haverá aula no laboratório de informática para realização da pesquisa sobre textos, vídeos e reportagens, previamente selecionados pela professora, a respeito da RIO+20.

Num segundo momento, em dois períodos haverá uma aula expositiva sobre o gênero argumentativo e regras de debate, os alunos vão trocar opiniões e formular, em aula, textos argumentativos defendendo o seu ponto de vista. Esses textos servirão de base para o debate que ira se realizar na aula seguinte.

Os alunos vão finalizar a atividade realizando um debate em aula, em um período, onde dois alunos serão os debatedores e um aluno será o mediador, os demais alunos irão fazer parte do publico interessado.



AVALIAÇÃO: A avaliação será feita com base nos argumentos usados pelos alunos para defender o seu ponto de vista e baseado no comportamento dos demais colegas no momento da interação.



REFERÊNCIAS: PLATÃO&FIORIN. Para entender o texto. 2006, p.172-179



LINKS RELACIONADOS:
















2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá colega, achei muito interessante o teu plano de aula que foi feito com um tema bem atual que é o RIO+20. Instiga a pesquisa e faz com que os alunos exponham suas ideias através de debates.

    ResponderExcluir